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Marketing 4.0: como adequar sua empresa para essa nova fase

O progresso tecnológico influencia o marketing imensamente. Graças a isso, estamos na era do marketing 4.0, conceito criado por Philip Kotler.

Ele é reconhecido como o maior especialista na área. Ao longo de uma extensa carreira, Kotler prestou consultoria para grandes empresas, como IBM, Bank of America e Motorola.

Isso porque ele é responsável pelo desenvolvimento de uma série de conceitos amplamente utilizados no marketing atualmente, como o próprio Marketing 4.0.

Acompanhar as discussões que acontecem no ramo do Marketing é de extrema importância para se adequar às mudanças e às novas tendências que guiam o mercado.

No texto a seguir, trazemos as principais informações e as formas de se adequar ao Marketing 4.0, fenômeno que está alterando o cenário das campanhas e da interação com os clientes.

Conheça o Marketing 4.0

Em seu livro publicado em 2016, Philip Kotler discute os detalhes acerca do marketing 4.0 e, em linhas gerais, a estratégia/conceito é marcado pela revolução digital nas empresas e nas campanhas.

Anteriormente, era viável limitar os investimentos em marketing aos canais de comunicação massificados, como:

  • Televisão;
  • Jornal;
  • Revista;
  • Outdoors.

Agora, no entanto, essa não é a realidade. Isso porque as novas tecnologias geram novos comportamentos e, com isso, as empresas têm de se readaptar. Afinal, trata-se de uma mudança ideológica, antes de tudo.

De acordo com Kotler, a eliminação das barreiras geográficas faz o mundo operar sob um prisma mais coletivo do que individual.

Como resultado, relações mais próximas entre marcas e consumidores são valorizadas e negócios de menor porte estão ganhando mais vantagem competitiva.

O terceiro pilar do Marketing 4.0 é a importância das opiniões veiculadas nas redes sociais. Elas influenciam muito o comportamento das pessoas, por vezes em níveis parecidos ou superiores a campanhas no Twitter Ads, estimulando uma relação a longo prazo e intensificando as campanhas pagas.

Ao mapear esse cenário, Kotler aponta para a necessidade urgente de se olhar para os negócios sob uma lógica que destaca a inclusão, a horizontalidade e a coesão social.

A partir dos três conceitos, as marcas têm um posicionamento vantajoso no que tange à convergência entre ambientes online e offline, as decisões de compras dos consumidores e a exposição de opiniões boas ou ruins pela web.

Como se adequar ao Marketing 4.0

Sempre que o mercado está passando por mudanças de paradigma, as empresas lutam para se manter relevantes e eficientes e entender as novas tendências que se desenham. Diante da emergência do Marketing 4.0 o processo não foi diferente.

Os tópicos que vêm logo abaixo trazem pontos que os gestores corporativos devem levar em conta para assegurar o nicho de consumo competitivo no mercado.

Desde a valorização e personalização do relacionamento com o cliente até a importância do Marketing de Conteúdo, descubra o que pode ser feito para se adaptar ao Marketing 4.0.

  1. Trabalhe na identidade da empresa

As pessoas são mais atraídas por marcas que assumem personalidade e imagem nas redes sociais.

A ideia é realmente conversar com a base de clientes e interessados de igual para igual, sem as barreiras hierárquicas tradicionais de outras épocas.

A identidade da marca envolve o tom de voz, o propósito e os valores destacados nas estratégias de mídias sociais e Inbound Marketing.

  1. Saiba lidar com críticas

A humanização dos empreendimentos vem com, pelo menos, um prejuízo: a marca nunca está totalmente no controle da própria reputação.

Qualquer pessoa, anônima ou não, pode publicar opiniões negativas sobre uma empresa ou um produto e ser lida por centenas de pessoas em questão de minutos.

Ou seja, a reputação corporativa está nas mãos dos próprios consumidores.

Nesse contexto, o que pode ser feito é minimizar eventuais feedbacks negativos com políticas de gestão de crise e estar presente/monitorando o posicionamento dos usuários.

O mais importante é acompanhar as reações dos seguidores e levá-las em conta para melhorar a atuação.

  1. Engaje o público com marketing de conteúdo

As pessoas estão cada vez mais ocupadas, trabalhando muito e lidando com vários aspectos da vida pessoal diariamente, em uma sociedade cada vez mais acelerada e dinâmica – ou seja, com informações chegando a todo momento.

A atenção realmente detida e aprofundada não é a regra do consumo pela internet.

No entanto, o marketing de conteúdo apresenta recursos valiosos para manter as pessoas interessadas no que as marcas têm a dizer.

Por isso invista na produção e compartilhamento de conteúdo que agrega valor. Faça tutoriais, demonstrações e guias relacionados aos interesses de quem te acompanha na internet e pensa em como otimizar esses materiais. Isso traz mais notoriedade à marca e faz os consumidores confiarem nela.

  1. Integre o online e o offline

O surgimento do Marketing 4.0 não implica na extinção total do marketing tradicional, muito pelo contrário.

De acordo com Philip Kotler, é preciso trabalhar na integração e na convergência do marketing online e offline.

Afinal, as pessoas continuam ansiando por experiências memoráveis, pela possibilidade de ver e tocar um produto presencialmente.

Pensando nisso, as empresas devem elaborar uma estratégia que engloba os dois ambientes sem barreiras.

Conclusão

Esperamos que o conceito de Marketing 4.0 tenha ficado claro. Ele é essencial para trazer modernidade e progresso à atuação das empresas.

As marcas mais longevas são aquelas que sabem se adaptar a novos cenários com criatividade e inovação.

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